Doação de equipamentos - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Doação de Equipamentos

Criado em Terça, 08 Maio 2012 04:33 | Última atualização em Quarta, 06 Julho 2016 10:12

Para realizar o trabalho de formação, o projeto CI recebe doações de equipamentos de órgãos públicos e privados e pessoas físicas:

Doações individuais e empresas privadas

Pessoas físicas e empresas privadas interessadas em doar devem fazer contato diretamente com o Centro de Recondicionamento de Computadores - CRC mais próximo. O CRC avaliará a possibilidade de aproveitamento dos itens.

Consulte o CRC mais próximo

Para doar grandes lotes de equipamentos de informática:

Informar quantidade, configuração e localização dos equipamentos pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Órgãos públicos da administração federal

Os órgãos da administração pública federal devem seguir as normas dos Decretos nº 99.658/90 e nº 6.087/07, enviando à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento as informações solicitadas e também a classificação de cada item (ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável). 

O Programa de Inclusão Digital do Governo Federal, antes de responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), foi transferido para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Decreto 7.462/2011. Assim, hoje, o MC ficou responsável por indicar os programas de inclusão digital aptos a receber doações por meio do Decreto 99.658/1990, que trata do de desfazimento no âmbito do Governo Federal.

Desse modo, as listas de desfazimento dos órgãos são enviadas pela SLTI-MP para a SID-MC para encaminhamento aos programas de Inclusão Digital do Governo Federal. A SID responde diretamente aos órgãos, indicando caso haja interesse de algum CRC na lista de desfazimento. 

Solicitação de doação de equipamentos recondicionados:

As solicitações de recebimento de equipamentos eletroeletrônicos deverão ser feitos por meio do cadastro de Pontos de Inclusão Digital, no link: 

http://simmc.c3sl.ufpr.br/#/pid 

Este cadastro tem o objetivo de levantar e mapear solicitações referentes aos Pontos de Inclusão Digital (PIDs), em todo o território nacional. Além da identificação, o cadastro reunirá dados importantes sobre a infraestrutura, gestão e atuação dos PIDs, permitindo um melhor acompanhamento e fornecendo subsídios para novas avaliações e decisões da Política Nacional de Inclusão Digital.

É importante preencher todos os campos. Será considerado somente um único formulário respondido por PID, gerando sua identificação (ID). O PID cadastrado pode contar com a possibilidade de participar das ações de revitalização e demais atividades da Política de Inclusão Digital.

As solicitações de equipamentos podem ser inseridas no item 35. do formulário: "Envie suas dúvidas ou contribua com sugestões para a Nova Política de Inclusão Digital". Neste campo, a entidade deverá informar quantos equipamentos deseja receber.

São destinos preferenciais dos equipamentos:

  • Laboratórios de informática em escolas da rede pública
  • Acesso para usuários de bibliotecas públicas
  • Telecentros comunitários
  • Outros projetos de inclusão digital com impacto estratégico
Fim do conteúdo da página