Emendas Parlamentares - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial | Inclusão Digital | Emendas Parlamentares
Início do conteúdo da página

Emendas Parlamentares

Criado em Terça, 29 Setembro 2015 14:34 | Última atualização em Sexta, 16 Outubro 2015 17:15

Projeto Cidades Digitais (Ação: 00PA)

A partir de 2016, o Projeto de Cidades Digitais será implementado por meio de Emendas Parlamentares ao Orçamento Geral da União, a serem designadas para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na Ação 00PA, e sua execução ocorrerá em parceria com a Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras).

Esse projeto objetiva interligar os municípios e seus órgãos de governo ao ponto mais próximo da rede da Telebrás, com vistas a fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação.

Para obter o valor estimado do investimento da cidade digital para o(s) município(s) de sua preferência, acesse aqui.

Para obter outras informações sobre este projeto e outras ações desta Secretaria, bem como orientações quanto à destinação das emendas, clique na cartilha eletrônica disponível aqui.

Outras informações sobre essa ação podem ser obtidas por meio dos telefones 61 2027-1063 (Telebrás) e 61 2027-6385 (SID-MC) e também pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Outras iniciativas de inclusão digital (Ação: 20ZB)

Os recursos das emendas parlamentares também podem ser destinados a outras iniciativas de inclusão digital, a critério do(a) parlamentar, tais como:

- Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs): São espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas.

- Implantação de Telecentro: São espaços que proporcionam acesso público e gratuito às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com computadores conectados à internet, disponíveis para múltiplos usos, incluindo navegação livre e assistida, cursos e outras atividades de promoção do desenvolvimento local em suas diversas dimensões.

- Inclusão Digital para Juventude Rural: Apoio à capacitação de jovens de áreas rurais de todo o país no uso dasTICs, para que possam atuar como produtores e multiplicadores de informações e representações locais. Essas ações preveem, entre outras medidas, a capacitação de jovens do campo no uso das TICs para melhoria da gestão e comercialização de cooperativas de produção e agroindústria familiares.

Demais esclarecimentos sobre essas iniciativas podem ser obtidos por meio dos telefones 61 2027-6564 / 6155 (Assessoria Parlamentar - MC), e também pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página