Acessibilidade na TV aberta - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial | Acessibilidade na TV aberta
Início do conteúdo da página

Acessibilidade na TV aberta

Criado em Quarta, 17 Setembro 2014 15:03 | Última atualização em Segunda, 29 Setembro 2014 15:03

Acessibilidade na TV significa disponibilizar recursos para que pessoas com deficiência tenham acesso à programação. Sendo assim, a acessibilidade promove a inclusão social, uma vez que amplia os meios de comunicação a todos os cidadãos. Os recursos de acessibilidade disponíveis são:

Legenda Oculta (também conhecido como closed caption): Transcrição, em língua portuguesa, de diálogos, efeitos sonoros, sons do ambiente e demais informações que não poderiam ser percebidos ou compreendidos por pessoas com deficiência auditiva.

Dublagem: Tradução de programa originalmente falado em língua estrangeira, no todo ou em parte, com a substituição da locução original por falas em língua portuguesa, sincronizadas no tempo, entonação e movimento dos lábios dos personagens em cena.

Audiodescrição: É a narração, em língua portuguesa, integrada ao som original da obra audiovisual, contendo descrições de sons e elementos visuais e quaisquer informações adicionais que sejam relevantes para possibilitar a melhor compreensão por pessoa com deficiência visual e intelectual.

Janela de libras: Espaço delimitado no vídeo, em que as informações são interpretadas na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

As ações são gerenciadas pela Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.

Fim do conteúdo da página