Início - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Fomento a aplicações

Criado em Sexta, 01 Agosto 2014 09:32 | Última atualização em Terça, 14 Julho 2015 17:41

Dentre os objetivos da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, está o apoio ao desenvolvimento de aplicativos e conteúdos para dispositivos digitais. O objetivo é estimular pequenos desenvolvedores e empresas da área da economia criativa.

Essa ação está alinhada à política nacional de uso de software livre e vem casada com a previsão de que smartphones beneficiados com isenção fiscal tenham um pacote mínimo de aplicativos nacionais embarcados.

Além disso, o governo identificou a necessidade de se gerar conteúdos para equipamentos de televisão digital. Com a transição da transmissão analógica para a digital, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai distribuir aparelhos, chamados set-top-box (que permitem a recepção da televisão digital terrestre), às famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

Na ação de fomento a aplicações, a principal medida em desenvolvimento é a promoção do Concurso INOVApps (mais informações no menu acima), que pretende premiar 100 aplicativos de utilidade pública para dispositivos móveis e smart TVs.

As ações são gerenciadas pela Secretaria-Executiva.

Fim do conteúdo da página