Rádio digital - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial | Rádio digital
Início do conteúdo da página

Rádio digital

Criado em Segunda, 07 Maio 2012 04:59 | Última atualização em Segunda, 29 Setembro 2014 15:03

A digitalização do serviço de rádio representa a oportunidade de desenvolvimento mais adequado de políticas públicas governamentais. Além do melhor aproveitamento do uso do espectro de radiofrequências, a nova tecnologia irá promover a ampliação da cobertura do serviço de rádio no território nacional e realização de ações de cidadania com alcance em áreas mais isoladas do País.

A digitalização do rádio vai também permitir uma nova oportunidade de negócio para as emissoras, que terão à sua disposição um serviço com qualidade de áudio superior e a possibilidade de transmissão de dados adicionais.

Além da qualidade do som, a tecnologia digital vai permitir que os rádios tenham uma tela para receber textos e imagens. Técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Inmetro já testaram os modelos americano e europeu e vão analisar os resultados para que o Brasil possa definir qual padrão será adotado no país.

Acompanhando a tendência mundial, o Brasil vem estudando a implantação da tecnologia digital no sistema de radiodifusão sonora. Em março de 2007, foi criado o Conselho Consultivo do Rádio Digital, com o objetivo de assessorar o Ministro das Comunicações no planejamento da implantação do Rádio Digital no Brasil. O Conselho era formado por representantes da sociedade civil, do Governo Federal, do setor de radiodifusão (comercial, educativa, comunitária e pública), da indústria (recepção, transmissão e audiovisual), das instituições acadêmicas e dos anunciantes.

Em 2010, foi instituído o Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD), por meio da Portaria nº 290. Em parceria com emissoras executantes dos diferentes serviços de radiodifusão, o MCTIC tem executado testes técnicos para verificar o desempenho dos diferentes modelos existentes. Esses testes são fundamentais para garantir o caráter e alcance universal do rádio tal como existe hoje e também a segurança para as emissoras.

 A ação é gerenciada pela Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.

Assunto(s): Rádio Digital
Fim do conteúdo da página